Skip to content

Micro-resenha de filmes baseados em HQs de super-heróis

04/02/2012

Estava conversando com amigos sobre adaptações cinematográficas de super-heróis, com cada um falando dos que gostava. Por causa disso, acabei fazendo um sisteminha de resenha para poder quantificar quanto eu gostei de cada filme. Funciona assim: para cada um dos cinco quesitos abaixo em que o filme tem sucesso, ele ganha 1 ponto, para um total de 0-5. Obviamente, para uma melhor compreensão, teria-se que especificar quais quesitos pontuaram, mas isso dá trabalho, então só vou por os totais. A única explicação que dou é sobre os Batmans do Nolan.
Quesitos:

  • captura a essência e os principais detalhes do personagem na versão cinematográfica
  • diverte
  • boa história
  • tecnicamente bom (nao sou profissional de cinema, quando me refiro à técnica, quero dizer o básico, o que um espectador frequente aprende a reconhecer, como valores de produção)
  • abstrato (se houve algo que te irritou por algum motivo que não esteja coberto nos outros quesitos, valor 0; senao, 1)

E aqui está a pontuação que dou para os diversos filmes baseados em HQs de super-heróis:

5 – Batman 1 do Tim Burton, Homem-Aranha 1, X-Men 1 & 2, Hellboy, Capitão América, Homem de Ferro 1, Super-Homem (com Christopher Reeves)
4 – Batman 2 do Tim Burton, Homem-Aranha 2, Homem de Ferro 2, Hulk 1 & 1a
3,5 – Hellboy 2, X-Men-First Class, Wolverine, Thor (ora acho esses filmes 4, ora 3, entao resolvi po-los aqui)
3 – Quarteto Fantastico 1 & 2
2 – X-Men 3
1 – Batman do Nolan 1 & 2*, Watchmen
0 – Motoqueiro Fantasma, Demolidor, Batman 3 & 4, Superman Returns

* Só para explicar: não reconheço o Batman atual nos filmes do Nolan. Tudo bem, o Batman mudou muito ao longo dos 70 anos de sua história, mas a versão com a qual eu cresci e que, mal ou bem, é a base da representação atual tem certas características que eu não vejo na versão do Nolan. Além disso, os filmes são esquizofrênicos — querem fazer um Batman gritty, realista, mas mantêm elementos quase sobrenaturais do herói, que ficam ridículos com todo esse “realismo”, como ele ficar posando em cima de uma gárgula ou aparecer dentro de um cofre de banco ultrailuminado e cheio de gente sem ninguém ver. Acho que o segundo filme, que mais pareceu ‘007 – Os criminosos são superticiosos’, seria um ótimo filme sobre a polícia e a política de Gotham, a la Gotham Knights, porque aquele Batman me pareceu supérfluo. Eu teria dado zero pros dois filmes, mas tenho que reconhecer que a produção é boa.
E o mais importante: o Batmóvel da versão do Burton dá de mil a zero no Tumbler! :]

Para ver um Batman fiel ao personagem e feito com relativamente pouco orçamento (US$ 30 mil), veja Batman: Dead End (aqui com legendas em português).

Em um futuro post, faço uma tabela mostrando em que quesitos os filmes pontuaram. Sinta-se livre para usar e divulgar esse sistema de resenha. Estou interessado também em saber como outras pessoas classificam os filmes nesse sistema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: