Pular para o conteúdo

Vaga com “CPF”

01/09/2018

Há alguns dias, um amigo compartilhou um post de outra pessoa que reclamava de um concurso público na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A vaga a qual ele queria concorrer tinha requisitos, digamos, muito específicos, indicando que talvez a vaga já tivesse um “CPF”, ou seja, fosse direcionada a alguém.
Me recordei do concurso deste ano (edital 860, de 26 de dezembro de 2017) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no qual havia uma vaga para professor adjunto em Divulgação Científica em Museus no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). Era perfeita pra mim: trabalho com divulgação científica desde 2002 e, há quatro anos, sou servidor da Fundação CECIERJ, lotado no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias (RJ).
Minha empolgação durou dois segundos — o tempo que levei para ler a titulação requerida para o cargo. Enquanto as outras vagas do concurso pedem graduação e/ou doutorado, esta listava os seguintes requisitos: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas; Especialização em Divulgação Científica; Mestrado em Ciências Biológicas; Doutorado em Ciências Biológicas.
Assim como o autor do post compartilhado pelo meu amigo, suspeitei de algo. Chequei com fontes no instituto e confirmei a suspeita: a vaga tinha nome. Desisti de tentar o concurso. A ideia de ter que concorrer com uma banca que talvez não fosse isenta e, se passasse em primeiro, ter que iniciar uma batalha jurídica não me encheu de confiança.

 

Pode ter sido a decisão errada. Talvez devesse ter tentado combater essa velha prática da academia brasileira que parece nunca morrer. Mas deixei passar. Contudo, ao ver o post do meu amigo, pensei que só falando disso abertamente podemos tentar mudar essas estruturas arcaicas.
Lista de vagas do concurso
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: