Skip to content

Rio by Night

04/05/2009

Reparei que uma das expressões mais procuradas no Retalhos é “vampire the masquerade”. Aí lembrei que no meu site de RPG, Patchworld, estãos os arquivos (em inglês) do ex-futuro suplemento oficial do Rio de Janeiro no velho World of Darkness (oWoD). Esta é a introdução:

Em junho de 1993, Paulino Soares e eu, Fred Furtado, viramos a noite escrevendo uma proposta de 13 páginas para um suplemento do jogo de rpg Vampire: The Masquerade (V:TM). O suplemento descreveria a cidade do Rio de Janeiro no World of Darkness (Mundo das Trevas), a ambientação dos jogos publicados pela White-Wolf. Nossa idéia era aproveitar a visita de Mark Rein-Hagen, criador do jogo, ao Brasil e entregar a proposta em mãos. Com este intuito, fomos no dia 3 de junho à loja de quadrinhos Point HQ, em Ipanema, onde Mark apareceria para dar autógrafos. Nosso objetivo foi alcançado e Mark ficou de ler a proposta e fazer comentários.

Nos encontramos novamente nos dias que se seguiram, quando ele nos disse ter gostado da proposta e fez várias sugestões para melhorá-la. A reação positiva de Mark deu início ao processo de transformar a proposta num suplemento oficial para V:TM, chamado Rio by Night. A coordenação do projeto ficou a cargo da Editora Devir, que era a representante da White-Wolf. O elemento de ligação entre nós e aDevir foi Thaddeu Blanchette, que funcionou como uma espécie de subeditor e chegou a escrever uma pequena parte do projeto. Patati, roteirista de histórias em quadrinhos, se juntou ao projeto nessa época.

Infelizmente, o projeto acabou não dando em nada devido a uma série de motivos que não vale a pena discutir aqui. Todo o material que escrevemos ficou parado no meu computador nos últimos anos. A White-Wolf parece ter aproveitado uma ínfima parte na seção sobre o Brasil do suplemento A World of Darkness 2nd Edition. Fora isso, nada mais parece ter sido feito com o material. Em comum acordo, nós os autores, decidimos disponibilizar os textos na internet, para que os fãs do jogo possam aproveitá-lo.

Nos links abaixo, vocês encontrarão tudo que foi produzido naquela época, incluindo a proposta original, cuja história foi alterada durante o desenvolvimento do suplemento. Outras alterações que foram feitas por determinação da White-Wolf incluem a inclusão de um Methuselah e a diminuição da importância de outras criaturas sobrenaturais (lobisomens, espíritos, fadas etc.) a fim de manter a identidade do suplemento. A filosofia do trabalho era a de que “é mais fácil cortar texto, do que inventar mais.” Esse é o motivo para a abundância de material nas seções de história e personagens. Esse é também o motivo de algumas inconsistências que vocês sem dúvida encontrarão nos textos, incluindo a proposta original.

Por enquanto, só há texto, mas temos a intenção de acrescentar mais material a esta página, na forma de mapas, imagens etc. Isso vai depender do nosso tempo, obviamente, mas dê um pulo aqui de vez em quando e você é capaz de encontrar algo novo.

Concluindo, esperamos que vocês façam uso deste material em suas campanhas ou, simplesmente, divirtam-se um pouco com a nossa visão da Cidade Maravilhosa no Mundo das Trevas.

Atualização: tive acesso aos artigos que dois amigos meus publicaram na revista RolePlayinG, número 25, descrevendo a magia afro-brasileira nos Mundo das Trevas. É um bom complemento ao Rio by Night. Os arquivos são p24a, p25, p26, p27 e p28.

5 Comentários leave one →
  1. Rafael permalink
    02/02/2010 18:04

    Cadê os links?

    • 02/02/2010 18:27

      Opa, foi mal. Com a desativação de Geocities, meus arquivos desapareceram da rede, mas já estou vendo um novo site de hospedagem. Em breve, ele estará no ar.

  2. Guilherme permalink
    29/06/2014 21:35

    Olá! Achei a sua ideia genial. Encontrei após uma pesquisa do tema no site

    http://www.webring.org/l/rd?ring=thenightring;id=1;url=http%3A%2F%2Fpatchlord%2Ecom%2Fpatchworld%2Fvampire%2F.

    Você pode incluir o material completo no site onde está parte do Rio by Night? Tem em português?

    Outra pergunta: no arquivo movers and shakers não consigo ler os caracteres. Você pode disponibilizar num formato mais acessível?

    Abraço!

    • 29/06/2014 23:32

      Oi, Guilherme,
      Adicionei um material escrito por dois amigos meus descrevendo magia afro-brasileira no Mundo das Trevas. O link foi posto como uma atualização da página do Rio by Night aqui no Blog. Esse é o único material em português. O movers and shakers está compactado no formato zip. Para lê-lo, você primeiro precisa descompactar.
      Hasta!

  3. Guilherme permalink
    30/06/2014 14:08

    Valeu, Fred!!! Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: