Rio by Night


Reparei que uma das expressões mais procuradas no Retalhos é “vampire the masquerade”. Aí lembrei que no meu site de RPG, Patchworld, estãos os arquivos (em inglês) do ex-futuro suplemento oficial do Rio de Janeiro no velho World of Darkness (oWoD). Esta é a introdução:

Em junho de 1993, Paulino Soares e eu, Fred Furtado, viramos a noite escrevendo uma proposta de 13 páginas para um suplemento do jogo de rpg Vampire: The Masquerade (V:TM). O suplemento descreveria a cidade do Rio de Janeiro no World of Darkness (Mundo das Trevas), a ambientação dos jogos publicados pela White-Wolf. Nossa idéia era aproveitar a visita de Mark Rein-Hagen, criador do jogo, ao Brasil e entregar a proposta em mãos. Com este intuito, fomos no dia 3 de junho à loja de quadrinhos Point HQ, em Ipanema, onde Mark apareceria para dar autógrafos. Nosso objetivo foi alcançado e Mark ficou de ler a proposta e fazer comentários.

Nos encontramos novamente nos dias que se seguiram, quando ele nos disse ter gostado da proposta e fez várias sugestões para melhorá-la. A reação positiva de Mark deu início ao processo de transformar a proposta num suplemento oficial para V:TM, chamado Rio by Night. A coordenação do projeto ficou a cargo da Editora Devir, que era a representante da White-Wolf. O elemento de ligação entre nós e aDevir foi Thaddeu Blanchette, que funcionou como uma espécie de subeditor e chegou a escrever uma pequena parte do projeto. Patati, roteirista de histórias em quadrinhos, se juntou ao projeto nessa época.

Infelizmente, o projeto acabou não dando em nada devido a uma série de motivos que não vale a pena discutir aqui. Todo o material que escrevemos ficou parado no meu computador nos últimos anos. A White-Wolf parece ter aproveitado uma ínfima parte na seção sobre o Brasil do suplemento A World of Darkness 2nd Edition. Fora isso, nada mais parece ter sido feito com o material. Em comum acordo, nós os autores, decidimos disponibilizar os textos na internet, para que os fãs do jogo possam aproveitá-lo.

Nos links abaixo, vocês encontrarão tudo que foi produzido naquela época, incluindo a proposta original, cuja história foi alterada durante o desenvolvimento do suplemento. Outras alterações que foram feitas por determinação da White-Wolf incluem a inclusão de um Methuselah e a diminuição da importância de outras criaturas sobrenaturais (lobisomens, espíritos, fadas etc.) a fim de manter a identidade do suplemento. A filosofia do trabalho era a de que “é mais fácil cortar texto, do que inventar mais.” Esse é o motivo para a abundância de material nas seções de história e personagens. Esse é também o motivo de algumas inconsistências que vocês sem dúvida encontrarão nos textos, incluindo a proposta original.

Por enquanto, só há texto, mas temos a intenção de acrescentar mais material a esta página, na forma de mapas, imagens etc. Isso vai depender do nosso tempo, obviamente, mas dê um pulo aqui de vez em quando e você é capaz de encontrar algo novo.

Concluindo, esperamos que vocês façam uso deste material em suas campanhas ou, simplesmente, divirtam-se um pouco com a nossa visão da Cidade Maravilhosa no Mundo das Trevas.

Atualização: tive acesso aos artigos que dois amigos meus publicaram na revista RolePlayinG, número 25, descrevendo a magia afro-brasileira nos Mundo das Trevas. É um bom complemento ao Rio by Night. Os arquivos são p24a, p25, p26, p27 e p28.

6 comentários em “Rio by Night”

    1. Opa, foi mal. Com a desativação de Geocities, meus arquivos desapareceram da rede, mas já estou vendo um novo site de hospedagem. Em breve, ele estará no ar.

    1. Oi, Guilherme,
      Adicionei um material escrito por dois amigos meus descrevendo magia afro-brasileira no Mundo das Trevas. O link foi posto como uma atualização da página do Rio by Night aqui no Blog. Esse é o único material em português. O movers and shakers está compactado no formato zip. Para lê-lo, você primeiro precisa descompactar.
      Hasta!

Deixe um comentário