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Forcebound: Star Wars by way of Godbound

08/12/2016

Tenho o estranho hábito de adaptar sistemas de RPG dos quais gosto para mestrar Guerra nas Estrelas. Fiz isso com o Unisystem e o PDQ, e agora também fiz com o jogo mais recente do Kevin Crawford. Forcebound foi montado de maneira abrupta ao longo de dois dias, por isso não espere encontras dicas inovadoras de conversão ou escolhas inspiradas de design (se você encontrar, cubra-me com elogios; de preferência, de maneira pública). Não há nada aqui que qualquer outro não pudesse ter feito se tivesse se dedicado à tarefa. A ideia era tornar minha vida, e a de meus colegas GMs, mais fácil, caso quiséssemos mestrar Guerra nas Estrelas com o sistema de Godbound. Claro, seria só uma questão de ler o livro e escolher o que você queria, mas isso comeria tempo da sessão de jogo. Agora que alguém já fez a maior parte do trabalho preliminar, você e seus amigos podem ir direto pro jogo.

Não entendo muito de mecânica e também não sou muito lá essas coisas em relação a equilíbrio. Além disso, esse material não testado em jogo. Então é provável que você ache algumas das minhas soluções, vamos dizer assim, inelegantes (“quick and dirty”, algo como “gambiarra”, é usado frequentemente no texto). A ficha das naves, por exemplo, é um tópico que poderia ser melhorado bastante. Mas tá tranquilo. Se você achar que há uma maneira melhor de fazer algo, use-a, mas me conta pra eu poder incluir sua solução em futuras iterações de Forcebound. Quero publicar essas novas versões, expandindo as notas para incluir adaptações verdadeiras, em vez de apenas dar novos nomes pras coisas. Contudo, não sei quando terei tempo. Certamente, poderia usar qualquer ajuda… (piscadela)

É isso. Dê uma olhada em Forcebound, critique, sugira, use o que quiser e divirta-se!

Finalmente, parabéns ao Kevin Crawford por ter criado um excelente jogo.

I have this weird habit of adapting RPG systems that I like to run Star Wars. I did it with Unisystem and PDQ, and now I have done it with Kevin Crawford’s most recent game. Forcebound was haphazardly put together in the course of two days, so don’t expect to find highly innovative conversion notes or inspired design choices here (if you do, shower me with praise, though; preferably, in a very public way). There’s nothing here that anyone else couldn’t do if they dedicated themselves to the task. The idea was to make my life, and those of my fellow GMs, easy, in case we ever wanted to run Star Wars with Godbound’s system. Sure, it would be just a question of going through the book and picking what you wanted, but that would take time from the session. Now that someone has done most of the preliminary work, you and your friends can jump straight into the game.

I’m not much of a mechanics guy and don’t have a very sharp eye for balance either. Also, none of this stuff has been playtested. So it’s probable you will find some of my solutions not to be, let’s say, elegant (“quick and dirty” appears often in the text). Starship stats, for example, seem to be a topic that can be much improved. And that’s OK. If you think there’s a better way to do something, use that, but tell me about it so I may include your solution in future iterations of Forcebound. I do intend to put those out, expanding the notes to include true adaptations, instead of just renaming things. I don’t know when I’ll have the time, though. I sure could use some help… (wink, wink)

That’s it. Take a look at Forcebound, criticize, suggest, use what you like, and have fun!

Finally, kudos to Kevin Crawford for creating such a nice little game.

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